Os povos originários são populações que se tornaram primeiros habitantes de um território, com forma de organização social e cultura exclusiva ao seu grupo. No Brasil, os povos originários são os indígenas brasileiros que habitaram o país antes da chegada dos europeus.

Há uma diversidade de populações originárias pelo mundo, vale destacar que nem todos os povos originários estão dentro do estereótipo dos povos indígenas, pois o que os define como povos originários não é o estereótipo e sim, o fato de serem os primeiros habitantes de uma região e possuírem cultura, língua, organização social e política próprias.
Qual o papel da Cáritas Bauru com essa população?
Nós, da Cáritas Bauru, trabalhamos com a Política de Assistência Social realizando uma busca ativa pela cidade a fim de localizar essa população que esteja com seus direitos sociais violados.
Fazemos uma análise qualitativa das condições sociais dos povos originários na cidade de Bauru com o objetivo de compreender os desafios enfrentados por eles, bem como soluções que visam assegurar seus direitos, promover a justiça social, e garantir sua segurança. Preservando e respeitando sua cultura, seus costumes e tradições.
Como auxiliar?

Esse trabalho faz parte do PROADI – (PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO E ACESSO À DOCUMENTAÇÃO CIVIL E ATENDIMENTO AO IMIGRANTE) executado pela Cáritas Bauru em parceria com a Secretaria do Bem-Estar Social de Bauru (SEBES).
Por isso, se você encontrar essas famílias em situação de vulnerabilidade e risco nos territórios da cidade entre em contato com a Caritas.
Telefone: (14) 99108-3780