logo Cáritas Bauru

PROADI

Evento para Imigrantes e Refugiados

Programa de Orientação e Acesso à Documentação Civil e Atendimento ao Imigrante

A Cáritas desenvolve o PROADI em conjunto com a Secretaria do Bem-estar Social de Bauru (SEBES) para promover a inclusão social e transformar a vida das pessoas.

Para acessar o programa, basta ir até o CRAS mais próximo de você e solicitar um encaminhamento para a Cáritas.

O programa atua em duas vertentes com as seguintes ações:

Acesso à Documentação Civil

• Viabilização do acesso à documentação civil básica por meio de encaminhamentos aos órgãos competentes, como: Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou 2ª via;
  • Regularização do Certificado de Reservista, desde que sem a exigência de regularização de multas (pagamento de taxas vinculadas a multas);
  • Procuração por Instrumento Público (para acesso a programas de habitação de interesse social);
  • Foto 3X4 para documentos, matrículas escolares e demais serviços das redes de proteção social;
  • Providenciamento de carteiras de Identificação Fibromialgia, de Nome Social e de Identificação do Autista.

Atendimento ao Imigrante

• Acolhimento humanizado e respeitoso de Imigrantes, Refugiados, Vítimas de Tráfico de Pessoas e Brasileiros Retornados;
  • Articulação com os órgãos responsáveis para viabilização de documentação civil;
  • Encaminhamento para demandas e necessidades emergenciais apresentadas, utilizando as redes de atendimento com o envolvimento de todos os setores relevantes da sociedade (assistência social, saúde, trabalho e emprego, segurança pública, poder judiciário, organizações da sociedade civil, etc.), estabelecendo-se parcerias, inclusive para promover adaptação do idioma para inserção na sociedade.
  • Realização de ações individuais e coletivas para informações acerca de assuntos que possam facilitar a convivência deste público em território nacional (idioma, cultura, legislação, etc).

Conheça melhor o trabalho do PROADI:

Seja um doador

A sua doação faz toda a diferença.
Precisamos do seu apoio para continuar. Ajude esta causa! Ser um doador significa ter o poder de transformar a vida de uma pessoa. Não deixe para depois, sua doação faz toda a diferença hoje.

Precisamos do seu apoio para continuar. Junte-se a nós e faça a sua doação.

Veja outros projetos

fraldas-do-bem-caritas

Programa Fraldas do Bem

Projeto com o objetivo de realizar a confecção de fraldas geriátricas.
Projeto marmita solidária

Refeição Solidária

Projeto com o objetivo de disponibilizar vales refeição

SCFV para pessoas idosas