O Projeto Fraldas do Bem surgiu como um desejo da Cáritas de muitos anos em ajudar as pessoas que necessitam das fraldas e não têm condições de comprar o item. “O projeto teve o seu início com a doação da primeira máquina de fabricação de fraldas, através do Fundo Diocesano de Solidariedade, em meados de 2020. A partir desta doação, recebemos outros patrocínios que possibilitaram que o projeto tornasse realidade”, conta Natalícia de Jesus, coordenadora do Fraldas do Bem.
Diariamente, uma equipe de voluntários trabalha na confecção das fraldas gerando uma produção média de 25 a 30 pacotes por dia, com 10 fraldas de tamanho único em cada pacote. “Hoje, estamos com um estoque de 800 pacotes de fraldas que podem atender a uma grande demanda de famílias em situação de vulnerabilidade”, comenta a coordenadora do projeto.
Trabalho voluntário
Idosas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa da Cáritas têm trabalhado, voluntariamente, 1 vez na semana no projeto.
Essa população, do território do Nova Esperança, vive em situação de vulnerabilidade social e a Cáritas promove por meio do SCFV socialização, atividades artesanais e cognitivas, passeios, estímulo ao canto, passeios e um olhar individualizado para cada uma delas.
A atividade voluntária no projeto Fraldas do Bem representa para elas uma noção de pertencimento, dignidade e altruísmo.
Confira um vídeo que mostra um pouquinho o trabalho destas idosas no projeto Fraldas do Bem: