Entidade está com um estoque de 800 pacotes com 10 fraldas, o que possibilita atender a uma grande demanda de pessoas e famílias sem condições financeiras
A Cáritas Bauru, Organização da Sociedade Civil (OSC) ligada à Diocese de Bauru que atende a população bauruense em situação de vulnerabilidade social desde 1964, com ações de assistência social, possui entre os seus projetos o Fraldas do Bem, que fabrica na sede da entidade fraldas geriátricas para atender às famílias vulneráveis por meio de doação ou venda a preço de custo.
O Projeto Fraldas do Bem surgiu como um desejo da Cáritas de muitos anos em ajudar as pessoas que necessitam das fraldas e não têm condições de comprar o item. “O projeto teve o seu início com a doação da primeira máquina de fabricação de fraldas, através do Fundo Diocesano de Solidariedade, em meados de 2020. A partir desta doação, recebemos outros patrocínios que possibilitaram que o projeto tornasse realidade”, conta Natalícia de Jesus, coordenadora do Fraldas do Bem.
Diariamente, uma equipe de voluntários trabalha na confecção das fraldas gerando uma produção média de 25 a 30 pacotes por dia, com 10 fraldas de tamanho único em cada pacote. “Hoje, estamos com um estoque de 800 pacotes de fraldas que podem atender a uma grande demanda de famílias em situação de vulnerabilidade”, comenta a coordenadora do projeto.
Como conseguir as fraldas
O pacote com dez fraldas geriátricas custa R$ 20,00 e qualquer pessoa pode adquirir o item na Cáritas Bauru. “Agora, para as famílias que não possuem condições financeiras para comprar as fraldas, a Cáritas realiza uma avaliação social com a Assistente Social e faz o cadastro desta família ou pessoa que necessita da fralda para a sua retirada gratuita”, explica Natalícia.
Como o projeto não visa lucro, todo o valor arrecadado com as vendas das fraldas é revertido na compra de matéria prima e produção dos itens. “Desta forma, mantemos o projeto e ajudamos as pessoas em situação de vulnerabilidade”, diz Natalícia.
Voluntariado
O projeto Fraldas do Bem depende da mão de obra voluntária para a fabricação das fraldas. “Não somos uma empresa que visa lucro, a nossa fábrica vende as fraldas a preço de custo para a manutenção do próprio projeto. Assim, o voluntariado é fundamental para que possamos continuar a nossa produção e ajudar as famílias que não possuem nenhuma condição financeira para comprar um item essencial, como são as fraldas geriátricas”, detalha a coordenadora.
Para se voluntariar e saber mais sobre o projeto, adquirir as fraldas ou cadastrar a sua família em situação de vulnerabilidade social para obter as fraldas gratuitamente, a Cáritas Bauru fica na rua Azarias Leite, 9-80, no centro de Bauru. O telefone é o (14) 3223-6576 e o Whatsapp é o (14) 99108-3780. Outras informações no site https://caritasbauru.org.br/.