Cáritas Bauru oferece aulas gratuitas de português para imigrantes e refugiados

Projeto, criado em 2022, tem o objetivo de ajudar esta população na adaptação e integração aos hábitos e linguagem no Brasil

Todas as quartas-feiras, das 18h15 às 19h30, imigrantes e refugiados que estão em Bauru chegam à sede da Cáritas Bauru para assistir, gratuitamente, aulas de português. O projeto teve início em 2022 e 28 pessoas (13 em 2023 e 15 em 2024) já foram beneficiadas pela iniciativa, que é um projeto que faz parte do PROADI – Programa de Orientação e Acesso à Documentação Civil e Atendimento ao Imigrante, realizado em conjunto com a Secretaria do Bem-Estar Social de Bauru (SEBES).

Larissa Prado, assistente social do PROADI na Cáritas Bauru, conta sobre as principais dificuldades dos imigrantes e refugiados quando chegam em um novo país. “Muitos Imigrantes e Refugiados enfrentam barreiras significativas, como o desconhecimento do idioma local, falta de rede de apoio, falta de reconhecimento de suas qualificações profissionais, discriminação e dificuldades de acesso ao mercado de trabalho”, descreve.

Com as aulas de português oferecidas pela Cáritas Bauru, os imigrantes e refugiados podem interagir com os membros da comunidade local, expressando as suas necessidades e compreendendo as informações essenciais para lidar com o dia a dia. “Seja para buscar emprego, acessar serviços de saúde, resolver questões legais ou simplesmente fazer amizades, o conhecimento do português é a chave para abrir portas e construir relações significativas”, comenta Larissa.

Compromisso com os Direitos Humanos

A principal causa que motivou a Cáritas Bauru e colocar o projeto em prática foi a garantia aos imigrantes aos Direitos Humanos, à Justiça Social e à solidariedade. “A entidade reconhece a vulnerabilidade e os desafios enfrentados pelos imigrantes ao tentarem se estabelecer em um novo país. Assim, busca agir em prol da inclusão e do acolhimento dessas pessoas, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade cultural”, diz a assistente social.

Desta forma, as aulas de português gratuitas vão ao encontro da missão da Cáritas Bauru, que é facilitar a integração e empoderamento de imigrantes por meio do ensino da língua portuguesa. “Essa missão reflete o compromisso em fornecer ferramentas práticas e recursos para que os imigrantes possam se adaptar e prosperar em seu novo ambiente, enquanto reforça seus valores de solidariedade e justiça”, completa Larissa.

Como a população pode ajudar?

A comunidade de Bauru pode contribuir oferecendo-se como voluntários para ministrar as aulas de português ou auxiliar no suporte administrativo das atividades. Pessoas com habilidades linguísticas ou experiência em educação podem ser especialmente úteis nesse contexto, pois atualmente as aulas são apenas às quartas-feiras, podendo aumentar os dias ou horários.

“A comunidade pode fazer doações de materiais educacionais, como livros didáticos, cadernos, lápis, entre outros, para ajudar a suprir as necessidades das aulas”, solicita a colaboradora da Cáritas Bauru.

Como participar

Para participar das aulas de português, qualquer pessoa em situação de migração ou refúgio pode acessar o projeto. Para isso, o imigrante deve passar por um atendimento na Cáritas Bauru e realizar o seu cadastro.

A entidade está localizada à rua Azarias Leite, 9-80, no Centro de Bauru. Mais informações pelo telefone (14) 3223-6576 ou pelo WhatApp (14) 99108-3780. Acesse o site para mais detalhes: https://caritasbauru.org.br/

Seja um doador

A sua doação faz toda a diferença.
Precisamos do seu apoio para continuar. Ajude esta causa! Ser um doador significa ter o poder de transformar a vida de uma pessoa. Não deixe para depois, sua doação faz toda a diferença hoje.

Precisamos do seu apoio para continuar. Junte-se a nós e faça a sua doação.